Artigos - Dna da Alma 2018

Sobre o Dna da Alma
O Grupo DNA da Alma busca, através da reflexão sobre o tema adoção, encontrar estratégias capazes de facilitar a busca de famílias para crianças e adolescentes com situação processual definida. Saiba mais sobre a gente aqui.
Ir para o conteúdo

A QUEM INTERESSA DESMORALIZAR A ADOÇÃO? Autora: Silvana do Monte Moreira
Encontramo-nos, desde 2012, enfrentando uma verdadeira cruzada para a desmoralização da adoção: adotantes são tratados como traficantes; adotantes devidamente habilitados são tratados como se não fossem... (Clique aqui para ler mais)

A Culpa não é dos Habilitados.  Autora: Silvana do Monte Moreira
Todos os dias, em diversas reportagens divulgadas na mídia ou em programas específicos sobre adoção, ouvimos a mesma informação: o perfil das pessoas cadastradas no CNA – Cadastro Nacional de Adoção, gerido pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça -, é de menina, branca, de até 3 (três) anos de idade e sem qualquer problema de saúde. (Clique aqui para ler mais)

Dia Nacional da Adoção  Autora: Niva Campos
No dia 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Adoção, instituído pela Lei Federal 10.447, de 9 de maio de 2002. A propósito da data, são realizados encontros, debates e muitas entrevistas sobre o tema. ... (Clique aqui para ler mais)

Realidade brasileira sobre adoção  
O tema da adoção no Brasil é um desafio de enormes dimensões, como comprova a análise dos dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA), administrados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)... (Clique aqui para ler mais)

Famílias enfrentam preconceitos para adotar
A fila da adoção no Brasil é longa e ávida. Aproximadamente 30 mil pessoas, segundo o Conselho Nacionalde Justiça, órgão responsável pelo Cadastro Nacional da Adoção (CNA), anseiam pelo dia em que pegarão os filhos nos braços e, juntos,construirão um lar, uma família. No entanto, na maioria dos casos, o filho desejado cabe num molde estreito.... (Clique aqui para ler mais)

Problemas comportamentais comuns em crianças colocadas em lares adotivos - Escrita por Allicia Galegos
Estar em lares adotivos pode afetar profundamente a saúde mental de uma criança e a sua habilidade de interagir com os outros. Os pais adotivos e as outras pessoas que se relacionam com as crianças devem estar cientes de que as variações nas emoções delas podem levar a mudanças de comportamento em casa e na escola..... (Clique aqui para ler mais)

Dna da Alma
Esta é a pagina do Grupo de Apoio à Adoção DNA da Alma
Voltar para o conteúdo