Biblioteca - Dna da Alma 2018

Sobre o Dna da Alma
O Grupo DNA da Alma busca, através da reflexão sobre o tema adoção, encontrar estratégias capazes de facilitar a busca de famílias para crianças e adolescentes com situação processual definida. Saiba mais sobre a gente aqui.
Ir para o conteúdo


           Biblioteca

  Nosso grupo dispõe de uma pequena biblioteca com temas ligados à adoção. Os livros são disponibilizados mediante empréstimo aos participantes das reuniões mensais do grupo de apoio DNA da Alma.

Adoção Tardia: Relato de Experiências

O livro Adoção Tardia, Relato de Experiências traz aos leitores um pouco da história de adoção de quatro crianças maiores de seis anos, moradoras de uma casa de acolhimento, no município de Palhoça, em Santa Catarina. Relata-se a experiência de uma família que triplicou o número de filhos justamente por causa dessa decisão.

Vinte Coisas Que Filhos Adotados Gostariam Que Seus Pais Adotivos Soubessem

A adoção é um assunto difícil de ser abordado, geralmente cercado de mistério, preconceito e medos. A literatura disponível no mercado é escassa, e costuma levar em conta apenas o aspecto jurídico. Muitas questões permanecem não-verbalizadas, deixando pais e filhos paralisados por uma confusa mistura de sentimentos.

Doce adoção

Coletânea de textos que exprimem os principais pensamentos e sentimentos do autor sobre pais e filhos adotivos. São orientações fundamentais – a essência sobre o processo adotivo – acumuladas ao longo de trinta anos de vivência profissional-afetiva com crianças, adolescentes e adultos envolvidos nas questões da adoção de filhos, registrados em seus livros: Compreendendo o filho adotivo, Compreendendo os pais adotivos e  Adoção: origem, segredo e revelação.

Compreendo o filho adotivo

Em 'Compreendendo o filho adotivo', o autor fala sobre a decisão de adotar, o momento da adoção, a personalidade e a adolescência do filho adotivo, seus questionamentos, o medo da rejeição e o encontro com a verdade da origem.

Guia do Pai Adotivo - Orientações para uma adoção feliz

O universo afetivo dos pais adotivos é rico em afeto, sem dúvida. Mas é preciso mais do que afeto para construir laços de ternura que possibilitem a criação exitosa de um filho. As peculiaridades da adoção, os preconceitos, as conquistas e descobertas são aqui partilhadas e debatidas para facilitar a vivência dos pais por adoção.Como a construção de uma relação emocionalmente sadia passa obrigatoriamente pela preparação dos pais, esta obra se torna fundamental para quem pretende viver ou já vive a adoção: pais, filhos, avós, tios e amigos da família adotiva vão ter uma excelente oportunidade de reflexão e crescimento.

Manual de Instruções para os Pais do Século XXI

Pequeno guia com dicas para os pais em relação aos desafios da educação neste novo século.
Como educar um filho de forma que ele cresça preparado para enfrentar as dificuldades e desfrutar dos prazeres do mundo? A pergunta é recorrente ao longo da história do desenvolvimento humano, mas se tornou ainda mais inquietante na sociedade atual. Percebendo este cenário, a professora e escritora Deise Noro lançou o livro “Manual de Instrução para os Pais do Século XXI”.

Um Coruja Muito Amada - Infantil

História infantil ilustrada, descrevendo de maneira lúdica o universo adotivo. Esta história foi a maneira  que a autora encontrou para contar à filha a sua história de adoção. Encontrar a melhor maneira de contar a seu filho que ele é seu filho, com todo o significado que a palavra “filho” possui, mas que ele fora gerado em outro útero e que, por uma razão especial, o destino os colocou no mesmo caminho, não é tarefa fácil.

Filho por adoção

Este "pequeno" livro dirigido a crianças é pequeno em tamanho, mas "grandioso" em seu valor terapêutico. Ele constitui, também, um estímulo à adoção de crianças por nossas famílias brasileiras. Cada frase retrata a importância da família, independentemente de sua constituição, para a promoção do desenvolvimento emocional e afetivo das crianças, particularmente daquelas que, por motivos diversos, tiveram que ser adotadas.


Adoção - O Amor faz o Mundo Girar mais Rápido

Novas Leis, novos tempos e nova realidade trazem uma nova visão do assunto em questão. É um título que mostra que o amor realmente faz o mundo girar mais rápido, de forma mais dinâmica, mais verdadeira e consciente.
Quando a sociedade percebeu a causa que envolve a adoção, seja pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ou pelas novas Leis, entendeu que é necessário dar família para crianças institucionalizadas, o mundo começou a girar mais rápido.


Adoção: de Menor a Criança, de Criança a Filho

A autora problematiza nesta obra o recurso da adoção e, em especial, o da "adoção-pronta" enquanto uma "solução -alternativa" às crianças e aos adolescentes pauperizados em nosso país. De uma forma clara, objetiva e consistente a autora revela que a prática da adoção, medida que vem ganhando força na mídia, acontece, inicialmente, fora do espaço do judiciário e é sustentado no seguinte tripé: uma mãe que entrega, um casal que acolhe e especialistas que ratificam tais movimentos, sustentando-se, na maioria dos casos, pelo discurso do dito abandono. Sinaliza que essa mulher-mãe que entrega seu filho na forma de "adoção-pronta" é jovem, na faixa dos 20/30 anos, solteira e empregada doméstica.
A autora procura dar transparência a aspectos das histórias dessas mulheres-mães-pobres, que entregam seus filhos em adoção.


Adote com Carinho - Um Manual sobre Aspectos Essenciais da Adoção

Lidia Weber estuda os temas abandono, institucionalização e adoção há mais de 20 anos. Agregou a estes temas, a questão das práticas educativas parentais e vinculações afetivas. Realizou dezenas de pesquisas, coletou centenas de depoimentos e analisou livros e artigos de estudiosos do mundo todo. Escreveu este livro – Adote com Carinho: um manual sobre aspectos essenciais da adoção – como um instrumento para ser utilizado por pessoas que têm um projeto de adoção, por pais e filhos de famílias por adoção, por profissionais de equipes técnicas de Juizados e por membros de Grupos de Apoio que realizam a preparação de adotantes, por estudantes e pesquisadores, e por todas as pessoas que têm o desejo de conhecer um pouco mais esse complexo e belo universo da adoção”.


A coragem de amar

Luiz Schettini Filho
Mais do que pensamentos, o autor pretendeu compartilhar sentimentos, mostrando nas entrelinhas o que, certamente, o leitor já conhece nas linhas do seu dia-a-dia. Fatos e experiências relevantes que fazem parte da história de cada um de nós, são vistos como possibilidades e estímulos para a conquista de uma vida interiormente confortável.


A criança de 6 a 10 anos na família e na escola

Luiz Schettini Filho

Sabendo como se processa o desenvolvimento psicológico da criança, a possibilidade de orientá-la melhor nas suas aprendizagens aumenta. Desse modo, os educadores e pais não serão injustos ao cobrar exageradamente, nem omissos, deixando de estimulá-la.

Adoção Origem Segredo Revelação


Luiz Schettini Filho
A origem, o segredo e a revelação da história do filho adotivo constituem temas importantes que interferem no seu desenvolvimento psicológico. Este livro é um roteiro para ajudar a conduzir e esclarecer os filhos sobre sua história de adoção.


Adoção tardia – devolução ou desistência de um filho

Hália Pauliv de Souza
A autora nos traz à discussão a problemática causada pela adoção em que a preparação dos pretendentes não foi eficaz. A entrada de uma criança ou adolescente numa família substituta exige um tempo de aproximação entre futuros pais e filho para que aconteça a formação de um vínculo afetivo. A consequência desta falta de preparo reflete em um fato altamente nocivo que é a devolução deste filho, que ficará com profundas marcas existenciais.
A obra traz reflexões com linguagem simples que facilitam a compreensão e proporcionam uma leitura informativa e agradável.



Amor perdido de amor

Luiz Schettini Filho

As expressões de afeto nas relações familiares criam as condições necessárias para um sadio desenvolvimento emocional. Neste livro, você encontrará as formas mais simples e eficazes para aprender a manifestar seu amor aos filhos e criar um canal de comunicação pedagogicamente adequado.

Compreendendo os pais adotivos

Luiz Schettini Filho
O autor trata da verdade história do filho adotado, do significado das ligações genéticas com os pais de origem, e aspectos existenciais relevantes para a organização da família. Além disso, entre outras, aborda as dificuldades que surgem na convivência familiar, como nos casos de separação do casal que têm filhos adotivos



Educar com afeto Do nascimento aos 6 anos

Luiz Schettini Filho

Este livro é o primeiro de uma série de três, cujo propósito é oferecer orientações e esclarecimentos sobre os diferentes aspectos psicológicos que caracterizam o desenvolvimento infantil, desenvolvendo competências para instrumentalizar os pais a lidarem melhor com as situações do cotidiano na interação com seus filhos. Trata-se de uma proposta de capacitação pessoal para estimular uma nova percepção do papel parental e facilitar o processo de criação e educação dos filhos.
Acreditamos que, para educar satisfatoriamente os filhos, é essencial que os pais se eduquem a si mesmos. Tal como acontece com a educação das crianças a dos pais é também um processo permanente, que exige dedicação e esforço. Em nosso entendimento, para cuidar, é preciso cuidar-se; para educar, é preciso educar-se; para amar, é preciso amar-se. Acreditamos ser esse o único caminho possível para que os pais possam ser “bastante bons”. A sua segurança quanto a serem pais se tornará a fonte do sentimento de segurança do filho em relação a si próprio.


Eduque com carinho

Lídia Weber

Eduque com Carinho considera que o amor, a disciplina e o respeito são bases fundamentais para uma educação completa. Através de reflexões, histórias, exercícios de comportamentos, humor e poesia, as crianças são incentivadas a se tornarem autônomas, responsáveis, competentes, autoconfiantes e afetivas.
Uma obra indispensável para pais que querem acertar na educação de seus filhos. Este livro não é fruto de opiniões pessoais, mas, do que há de mais recente em pesquisas científicas sobre educação de filhos.


Como crianças e adolescentes são vistos pela escola

Lúcia de Fátima Veloso
Apesar dos estudos sobre adoção serem numerosos, muito pouco é encontrado sobre como a prática da adoção é percebida pela comunidade escolar. O objetivo principal deste livro foi analisar como crianças e adolescentes adotivos são percebidos pelos profissionais que atuam na área de educação, tendo como hipótese que estes atribuem à adoção a causa das dificuldades de aprendizagem e de comportamento dos alunos que são filhos adotivos. O conteúdo teórico explora assuntos relacionados à: história da adoção no mundo e no Brasil novas configurações familiares preconceitos e mitos na adoção os reflexos sobre a aprendizagem quando é mantido o segredo sobre a adoção e a aprendizagem a relação entre escola e adoção. Esta obra contribui para aprofundar a reflexão sobre a atual cultura de adoção no Brasil, tendo como referência a instituição escolar e como ela incorpora e reproduz os discursos sociais sobre a adoção.



Pós-Adoção – Depois que o filho chegar

Hália Pauliv de Souza

Tratar de um tema sobre o qual não existe uma bibliografia é uma ousadia e até temeridade. Mas essa discussão terá que ter início, pois há uma necessidade em ajudar os novos pais, geralmente de um filho crescido, para entenderem a nova realidade que viverão.
Tentamos reproduzir em texto o que ouvimos desses pais, ora desesperados, ora sem saber o que fazer e, finalmente, muito felizes.
Tratamos das dificuldades do início da vida familiar, da adaptação dos pais e do filho, do dia a dia, dos desafios e dos obstáculos superados. Importante também será refletir sobre os sentimentos que envolvem a adoção, desde a tristeza da infertilidade, a ansiedade da espera e a alegria final.
Sugerimos a importância da busca de ajuda e tentamos alinhavar algumas ideias para solucionar a adaptação. Destacamos que o sucesso adotivo dependerá dos pais e do apoio da família extensa.


Dna da Alma
Esta é a pagina do Grupo de Apoio à Adoção DNA da Alma
Voltar para o conteúdo